Essas palavras são do Dr. Reinaldo Durães, na manhã desta sexta-feira, 18/10, em seu discurso de abertura da solenidade de inauguração da primeira Unidade de Terapia Intensiva de Unaí, logo após a bênção das instalações feitas pelo Frei Reinaldo e pelo Pastor Paulo.
Dr. Durães, emocionou-se ao informar que a inauguração da UTI, trata-se do despertar de um sonho que ficou adormecido por uns 20 anos. Ocasião em que esclareceu que aquele espaço físico já foi anteriormente usado como UTI em Unaí. No entanto, à época, com poucos dias de funcionamento foi determinado o seu fechamento, a motivação teria sido política, disse.
Com a determinação do Prefeito Branquinho em fazer com que Unaí tivesse a UTI, disse: “voltamos a sonhar e trabalhar para isso, o prefeito falou que qualquer hospital que quisesse instalar a UTI, ele iria apoiar, e eu pensei, nós queremos, aí fomos atrás dos parceiros”, disse Durães.
Informou que a empresa Intensilife, foi a terceira a ser contactada.
Contou que nas propostas apresentadas ao prefeito Branquinho, ele sempre indagava, se não tinha jeito de encontrar por menos.
Dr Durães, também disse que, em razão do prefeito Branquinho garantir, aos residentes em Unaí, o tratamento em UTI, caso necessário, de forma gratuita, a instalação se tornou viável, com os preços planilhados pela “Life”, só por isso foi viável, disse.
A expectativa é que se faça o credenciamento com o SUS, que deve pagar algo em torno de R$500 reais. O restante do valor negociado com a “Life”, por volta dos R$2 mil reais e pouco, será complementado pela Prefeitura de Unaí, para os pacientes residentes na cidade.
Dr. Durães disse que esse valor proposto pela “Life” é praticamente um quarto dos valores cobrados em média em UTIs de semelhante padrão.
A Diretora Hospitalar da Intensilife, Aparecida Calasense, agradeceu a acolhida de autoridades e comunidade em geral de Unaí e região, em especial do Dr. Durães, e da Prefeitura de Unaí, e do Convales.
Informou que a empresa, que tem sede em Vila Velha-ES, já atua com a gestão de UTIs em Belo Horizonte-MG, e Vitória-ES, e chega a Unaí para somar no esforço de salvar vidas.
Dayana Fabrícia, Secretária Executiva do Convales, falou da alegria da inauguração ocorrer bem no Dia do Médico, 18 de outubro.
Fez referência a reuniões anteriores dos representantes da Intensilife e Santa Mônica, com os prefeitos do Convales, ocasião em que o prefeito Branquinho explicou como se daria a instalação da UTI, e as possibilidades de parcerias com as demais prefeituras, por meio do Convales.
QUANDO A UTI VAI RECEBER O PRIMEIRO PACIENTE?
Ao dar as boas-vindas aos parceiros para instalação da UTI, e destacar a importância do empreendedorismo do Dr. Durães, Branquinho disse ser necessário tratar com muita clareza, dos procedimentos referentes à instalação da UTI e efetivo funcionamento.
Disse: “O espaço físico está pronto, a equipe médica e demais profissionais de saúde, treinada, mas ainda falta o alvará sanitário, e as licenças necessárias para iniciar o atendimento”, e um aspecto muito importante o credenciamento junto ao SUS.
Para receber o alvará é necessário que a UTI exista, por isso está sendo inaugurada, para que seja submetida às vistorias técnicas, “minha recomendação é que a documentação para essas vistorias não seja enviada a Patos, mas que seja levada, em mãos, e se necessário, que se aguarde, insista, para que a gente possa ter a UTI funcionando mais rápido possível.
UNAIENSES TERÃO UTI DE GRAÇA
Ainda em seu discurso, Branquinho reafirmou sua determinação em disponibilizar o tratamento INTEGRALMENTE GRATUÍTO, em UTI, quando necessário para quem reside em Unaí. A Prefeitura fará a complementação, disse.
Branquinho também disse da possibilidade e conveniência das demais prefeituras também assim fazerem.
Explicou: “antigamente Unaí também arcava com o transporte dos pacientes de outras cidades que precisavam de remoção para UTI em outras cidades. Os atuais prefeitos foram sensíveis e hoje arcam com essa despesa. É possível que fazendo as contas seja mais barato para as outras prefeituras fazer o convênio, e usar a UTI aqui em Unaí mesmo. Assim deixam de gastar com a remoção, e evitam o risco do transporte para essas longas distâncias. Daqui a São Sebastião do Paraíso, por exemplo, referência nas emergências cardíacas, são 720 km, de riscos”.
O grande número de pessoas que compareceu para a inauguração teve acesso a todas as instalações onde a UTI vai funcionar.
As instalações comportam dez leitos, com respectivos equipamentos. Oito desses leitos serão destinados ao atendimento público, e dois ao atendimento particular.
Dra. Monique Godoy, que será a Coordenadora Médica Intensivista da UTI, disse à nossa reportagem que a UTI não é apenas uma conquista profissional, mas uma conquista pessoal também, ela se alegra como mãe de duas meninas unaienses, com essa conquista da cidade, que passa a contar com um importante recurso a mais para salvar vidas, tratar dos pacientes com dignidade.
Bem no final da solenidade, no descerramento da placa, uma surpresa para o Dr. Durães, a Intensilife, em homenagem ao parceiro, nominou a UTI, como “UTI Dr. Reinaldo Durães”.