POLÍCIA MILITAR DE MEIO AMBIENTE AUTUA E APREENDE MENOR POR CRIME DE MAUS-TRATOS E OMISSÃO DE CAUTELA DE UM ANIMAL EQUINO EM UNAÍ-MG
Em 26 de abril de 2023, na cidade de Unaí-MG, distante 600 km de Belo Horizonte, uma viatura da 16ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada para atender uma denúncia anônima de maus-tratos no bairro Mamoeiro, onde segundo informações um animal equino com um dos olhos feridos, estaria vagando pelas ruas do bairro, causando riscos aos transeuntes.
Durante o atendimento, os policiais foram cientificados que a Prefeitura Municipal de Unaí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, havia recolhido o animal e o encaminhado para um pasto na Escola Agrícola no dia anterior e que naquele momento o proprietário do animal ainda não havia sido identificado.
Após levantamento de informações, os Policiais Militares conseguiram encontrar o dono do animal, um adolescente de 16 anos. De acordo com o adolescente, ele havia trocado um celular pelo animal e que estava cuidando dele em um pasto no próprio bairro e que o animal já estava com o ferimento no olho.
A médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, esteve no local onde o animal estava após ser resgatado e fez seus trabalhos, constatando através de exames que o animal, uma égua de aproximadamente 8 anos de idade, pelagem albina, sem raça definida, apresentava condição corporal ruim (escore corporal 2 – magro), havia presença de ectoparasitas nas orelhas e períneo, deformidade na orelha esquerda e uma lesão grave no olho direto, o qual apresentava ter ocorrido à dias, com presença de larvas e secreção, conforme laudo.
Diante do que fora exposto, ficou constatado a intercorrência de maus-tratos, visto que as necessidades básicas do animal não foram atendidas, como nutrição adequada, abrigo e sanidade (livre de dor, lesão ou enfermidade).
Diante dos fatos foi confeccionado auto de infração ambiental no valor de R$ 1.762,91 ao adolescente, que foi encaminhado a presença do Delegado de Polícia Civil, acompanhado de sua tia que se apresentou como responsável, pelos crimes de maus-tratos a um equino e por omissão de cautela.
O animal resgatado encontra-se sob os cuidados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente durante o período de tratamento em um pasto na Escola Agrícola e posteriormente será realizada sua doação.
Atenção: imagens fortes.