Por Ricardo Ribas
O Hospital Regional do Noroeste, que será construído em Unaí, entra no mapa do Governo de Minas “por uma questão lógica e já consolidada”. Essa a opinião do prefeito José Gomes Branquinho, ao argumentar que Unaí ocupa uma posição geográfica bastante centralizada na região Noroeste e atende a população de diversos municípios da região, condição predominante para o reconhecimento do Governo do Estado para que o Hospital Regional seja instalado na cidade. O Governo de Minas Gerais busca parcerias para viabilizar a gestão de hospitais regionais em 10 cidades de variadas regiões de Minas e mais Unaí.
“Quando se fala em hospital público, existe um vazio no noroeste de Minas. Não há a participação do Governo do Estado na prestação do serviço hospitalar”, afirma Branquinho, reconhecendo que o atendimento hospitalar da população de Unaí e das cidades vizinhas (que convergem para cá) é feito no Hospital Municipal, mantido com recursos da Prefeitura. “O Hospital Municipal de Unaí funciona 24 horas por dia, de segunda a segunda, com dinheiro próprio do município. Nós estamos gastando 40% da receita da saúde com o hospital municipal. Isso pesa muito nas costas da população de Unaí”, assinala o prefeito.
Branquinho afirma estar satisfeito com o anúncio de que Unaí passe a figurar no mapa do Governo do Estado de Minas entre os municípios que receberão parceiros para gestão do Hospital Regional a ser construído na cidade. “Estamos já há algum tempo nessa busca. O governo do estado reconheceu isso, atendeu o nosso pedido. Não tem política, nem politicagem. Tem somente lógica consolidada”.
Na busca do Governo de Minas por soluções alternativas para viabilizar o funcionamento dos hospitais regionais, representantes de duas empresas já visitaram Unaí (nos dias 23 e 24 de julho), a fim de recolher subsídios e apresentar propostas de gestão para o futuro Hospital Regional do Noroeste: a Empresa Cuidar, com sede em Brasília, e a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba.
Na expectativa de que a instalação do Hospital Regional seja resolvida o mais rapidamente possível, o prefeito de Unaí já garantiu que o próprio município construa o equipamento. E já tem até o terreno. No entanto, depois da obra concluída, a gestão do serviço ficará a cargo do Estado e seus parceiros.
PUBLICIDADE INSTITUCIONAL – FONTE: Assessoria de Comunicação – PMU – ARP 30/19