AGRICULTURA FAMILIAR: UNAÍ ATRAI ATENÇÃO DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Depois da recente visita de uma delegação do Estado de Rondônia, Unaí vai receber na próxima sexta-feira, 12/7, uma equipe do Governo do Distrito Federal.

O secretário de Estado da Agricultura do DF, Dilson Rezende; e a Presidente da Emater/DF, Denise Fonseca, já confirmaram presença, e ainda se trabalha com a expectativa de que o Secretário de Saúde também integre a delegação.

A equipe virá conhecer as ações do Programa Noroeste Empreendedor que virou referência para o Brasil, e que tem Unaí como município com o maior número de micro agroindústrias certificadas.

São 42 unidades familiares disponibilizando no mercado produtos com segurança alimentar e gerando renda.

Como parte dos preparativos para receber a delegação da Capital da República, nossa equipe acompanhou hoje, sexta-feira, 5/7, a visita a uma dessas unidades.

Presentes na equipe, José Juliano, Diretor da Gerência Regional de Saúde, o pastor Luís Martins, Diretor da Vigilância Sanitária de Unaí, e Ronaldo, que é fiscal sanitário municipal em Unaí.

Fomos ao PA Boa União, no distrito de Ruralminas, distante de Unaí pouco mais de 70 km. Conhecemos a propriedade do senhor Manoel Messias, que produz: farinha, rapadura, açafrão, baru e mandioca descascada, tudo com alvará sanitário expedido pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Unaí.

José Juliano explicou que a micro agroindústria do senhor Manoel é uma das unidades escolhidas para receber a visita da Delegação de Brasília. Serão duas visitas, uma na manhã e outra na tarde, da mesma sexta-feira, 12/7.

O programa Noroeste Empreendedor foi uma iniciativa da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas, em parceria com Gerência Regional de Saúde, Sebrae, Convales, UFVMG, e uma série de outros parceiros, com especial destaque para as parcerias com as prefeituras de cada município.

Desde o seu início, 84 unidades foram certificadas, metade dessas unidades está em Unaí.

No caso de produtos de origem vegetal, após a devida regularização os pequenos produtores rurais recebem um Alvará Sanitário, e assim podem comercializar seus produtos em toda Minas Gerais.

Para os produtos de origem animal, queijos, por exemplo, a certificação é o selo do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM. É expedido pelas Secretarias de Agricultura dos Municípios, com todo suporte oferecido pelos técnicos do Consórcio de Desenvolvimento e Saúde dos Vales do Noroeste de Minas, Convales. Esses produtos podem ser comercializados em toda área geográfica do Consórcio.

Interessados em regularizar seus produtos podem obter mais informações na Vigilância Sanitária da Prefeitura de Unaí, telefone: 3677-6271, na sede do Convales em Arinos, 38 3635-1185, ou na Gerência Regional de Saúde em Unaí, 38 2102-4900.

Toda a orientação é gratuita.

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL – FONTE: Assessoria de Comunicação – PMU – ARP 30/19