Por Ricardo Ribas
Durante a inauguração da creche do bairro Cidade Nova (Centro de Educação Infantil Onilda Chaves Pessoa), nessa quinta (10/10), o prefeito José Gomes Branquinho afirmou que a Administração Municipal vai terminar as obras das creches do Mamoeiro e de Garapuava. “Se o Governo Federal – via PNDE – não liberar recursos para terminar as creches, vamos fazer com dinheiro da Prefeitura”, disse o prefeito. Além das duas creches, Branquinho lembrou que precisa construir as novas unidades para abrigar a Ursinhos Carinhosos e a Pinóquio. “Estão funcionando em estrutura que não é a ideal. Vamos dar uma estrutura adequada a essas creches”, garante o prefeito.
Em discurso, Branquinho reconheceu a demora dessas construções. A creche do Cidade Nova, que estava sendo inaugurada, começou a ser construída em 2011, quando ele ainda era vice-prefeito na administração Antério Manica. “Demorou muito ficar pronta”, admite o prefeito, explicando que a falta de repasse de recurso do governo federal fez com que empreiteiras paralisassem e até abandonassem a obra. “Aí as coisas não andam. Não dá para esperar mais, se eles não resolverem”.
Com relação à creche do Cidade Nova, o prefeito manifestou satisfação ao entregá-la para a comunidade. “As crianças são o maior patrimônio que nós temos. E isso aqui é uma tranquilidade para os pais. É uma construção muito boa, bem equipada, com bom quadro de servidores que estão aqui para acolher muito bem as crianças. Isso tudo só faz sentido, porque é para acolher as pessoas”.
Para o secretário municipal Geraldo Magela da Cruz (Educação), a entrega da creche é o cumprimento de uma missão dada pelo prefeito logo após assumir a pasta. “Essa creche está equipada com o que há de melhor e de mais moderno. Temos aqui tudo o que há de mais necessário. Porém, o mais importante são as crianças atendidas e os servidores que vão trabalhar na creche”, ressaltou o secretário.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlinhos do Demóstenes, definiu a creche como “obra maravilhosa” e creditou sua realização à “parceria de entendimentos” entre a Prefeitura e a Câmara. “Essa obra é fruto de um bom trabalho que começou no Poder Executivo (Prefeitura), passou pelo Poder Legislativo (Câmara Municipal) e continua nos servidores que vão trabalhar aqui”, afirmou o vereador-presidente. Ele elogiou a gestão municipal “pelo bom trabalho” e defendeu a relevância do “trabalho dos vereadores”. Nove deles estiveram presentes na solenidade.
Depois da solenidade oficial e dos discursos, houve descerramento de placa, rompimento do laço inaugural e visita às instalações da creche. A Administração Municipal rejeita soltar fogos de artifício durante inaugurações, em respeito aos animais, às pessoas e ao ambiente como um todo.
PUBLICIDADE INSTITUCIONAL – FONTE: Assessoria de Comunicação – PMU – ARP 30/19