Projeto Unaí Encena se encerra agora em Junho com o já tradicional Festival Estudantil do Teatro Unaiense
Do dia 14 ao 17 de junho acontece no Cepasa o Festival Estudantil do Teatro Unaiense. Organizado pela Cia. Pé na Estrada e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento é parte integrante do projeto Unaí Encena, que vem sendo realizado desde janeiro deste ano.
Segundo André Campos, produtor do projeto, festivais estudantis de teatro são uma tradição em Unaí. Estudos feitos pela própria companhia mostram que esse tipo de evento acontece desde a década de 1970, a princípio nas dependências do Colégio do Carmo, inspirados nos festivais de música que aconteciam na cidade na época, que por sua vez tinha como modelo exemplar o Festival de Música Popular Brasileira dos anos 1970 que revelou artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Elis Regina e Jair Rodrigues.
De lá pra cá inúmeras mostras competitivas de teatro aconteceram na cidade, sempre voltadas para a formação do imaginário cultural dos jovens unaienses e organizadas por diferentes realizadores. Dessa vez os preparativos tiveram início com um curso de direção teatral voltado para artistas da cidade que estão dirigindo os espetáculos participantes, em seguida houve um curso de iniciação teatral para a formação dos estudantes do ensino médio na arte do ator. Todo esse processo foi coordenado pelo ator unaiense Rogério Luiz, formado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, com a colaboração de artistas qualificados atuantes no Distrito Federal que ofereceram oficinas nas áreas que compõem a encenação teatral.
Roberto Dagô ministrou a oficina de direção, Hugo Casarisi a de sonoplastia, Marley Oliveira a de figurino, Ramon Lima a de iluminação, Luênia Guedes a de maquiagem, Deborah Alessandra a de interpretação e a atriz unaiense Sara Lee a de cenário e preparação de ator. O conhecimento desses oficineiros diversificaram as noções de teatro de todos os participantes do projeto e impulsionaram a criação de cinco peças teatrais diferentes, mas igualmente bem trabalhadas.
O público unaiense está convidado, a um valor de 10 reais por noite, a apreciar essas produções que concorrerão em diversas categorias. A renda da bilheteria cobrirá os gastos de cada uma das montagens e do próprio festival que conta com poucos apoios. Segundo André, o objetivo central do projeto é a formação de plateia, novos artistas e grupos teatrais, para assim diversificar as formas de entretenimento e as manifestações culturais no município.
Segue abaixo a programação do Festival Estudantil do Teatro Unaiense.
Quinta-feira- 14/06/2018 19:30 – CEPASA
Grupo Teatral Pé na Porta
Espetáculo: Eu piro, tu pira, ele pira n dello
Direção: Philipe Gottelib
Sexta-feira- 15/06/2018 19:30- CEPASA
Grupo Resistência
Espetáulo: E o mágico, tá onde?
Direção: Moniely Marfisa
Grupo Afro-dite
Espetáculo: O pagador de promessas
Direção: Alif Cunha
Sábado- 16/06/2018 09:00 – FEIRA DO CONVENTO
Grupo Cênikas- Paracatu
Espetáculo: O espetáculo do Quase Nada e sua trupe
Sábado- 16/06/2018 19:30 – CEPASA
Cia Teatral Us Zé-Bonés
Espetáculo: Pirlimpsi o que mesmo?
Direção: André Campos
Grupo Teatral Metamorfos
Espetáculo: Grito de Alerta
Direção: Nazareno Paulino
Cia Grande Sertão
Espetáculo: Vidas Secas
Direção: Marcello Sannyos
Domingo- 17/06/2018 10:00 – CEPASA
Mesa Redonda: Discussão sobre teatro interiorano
Domingo- 17/06/2018 19:00 – CEPASA
Free Style Rap- Batalha de Rima
Certificação dos alunos
Black Dance Base
Voz e violão- Jullyana Fresan
Premiação do Festival